2º Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos (Salvador/BA - 28, 29 e 30 de Setembro de 2022).
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I - APRESENTAÇÃO
Faltam poucos meses para que a Lei 14.133/21 seja o
único normativo possível a ser utilizado para as Licitações Públicas da União,
dos Estados e dos Municípios.
A partir de abril de 2023, serão revogadas as Leis
8.666/93 (norma geral de licitações), 10.520/02 (lei do pregão) e 12.462/11
(regime diferenciado de contratações).
Nesse contexto, o 2º Congresso Brasileiro de
Licitações e Contratos, será uma oportunidade única de reunir, em três dias de
conferências, oficinas e debates, especialistas consagrados e importantes
agentes públicos para uma reflexão renovada sobre as transformações, avanços e
problemas identificados no sistema brasileiro de licitações, contratos e
compras governamentais
O evento tem como desafios trazer aos participantes
temas atuais, polêmicos e controversos sobre a nova lei de Licitações e
Contratos Administrativos e mostrar as melhores práticas adotadas por grandes
especialistas e gestores, onde serão abordadas e esclarecidas as recentes
inovações na legislação.
Ao participar desse Congresso os profissionais que
militam na área terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas e trocar
conhecimentos e experiências com os palestrantes do mais alto escalão técnico e
profissional, além de aperfeiçoar e reciclar seus conhecimentos práticos nas
oficinas.
II - OBJETIVOS
- Detalhar as novas ferramentas previstas na Lei
14.133/21;
- Apresentar as melhores técnicas e práticas para o
planejamento da contratação pública;
- Estimular a interação entre agentes, troca de
experiência rotineira, com o intuito à expansão de canais de comunicação e
administração de resultado;
- Apresentar aos participantes a posição atual do
TCU sobre os temas polêmicos em licitações e contratos administrativos;
- Propiciar a especialização de servidores através
do conhecimento de doutrina e jurisprudência considerando o atual cenário de
mudanças nas contratações governamentais, objetivando o atendimento aos
princípios da eficiência, sustentabilidade e indisponibilidade do interesse
público;
- Oferecer as informações técnicas fundamentais
para processar licitações e controlar a execução dos contratos firmados;
- Estimular boas práticas no plano das contratações
públicas, de modo a evitar erros e ilegalidades que podem levar à
responsabilização civil, penal, administrativa e/ou por improbidade.
III - PÚBLICO ALVO
• Servidores responsáveis pelas licitações e contratações públicas;
• Ordenadores de despesa;
• Gestores e gerentes públicos;
• Membros de comissões de licitação;
• Pregoeiros e membros de equipes de apoio;
• Prefeitos e servidores da Administração Pública Municipal;
• Servidores das Câmaras Legislativas;
• Controladores e Auditores Internos Federais, Estaduais e Municipais;
• Auditores e servidores dos Tribunais de Contas;
• Membros dos Ministérios Públicos;
• Conselheiros e Magistrados;
• Procuradores do Estado e Advogados Públicos;
• Servidores dos órgãos jurídicos;
• Fornecedores e prestadores de serviço;
• Demais profissionais interessados no assunto.
Vídeo do 1º Congresso Brasileiro de Licitação e Contratos realizado em Salvador/BA, em maio de 2019.
Conteúdo programático
IV - PROGRAMAÇÃO
DIA 28 (QUARTA-FEIRA) – SETEMBRO – 2022
8h às 8h20: Credenciamento e café de boas vindas.
8h20 às 8h30: Abertura do Congresso com o Coordenador Científico: Cláudio Sarian e Coordenador Acadêmico: João Bosco
8h30 às 10h20 - Tema: Lei 14.133/2021 - Novidades e regulamentação: qual o atual estágio? Como ficam os Estados e Municípios?
Palestrante: Renato Fenili (DF)
- Secretário Adjunto de Gestão do Ministério da
Economia;
- Pós-doutorando em Administração, em pesquisa que
investiga as compras e contratações públicas como preditoras dos objetivos de
desenvolvimento sustentável da ONU;
- Mestre e Doutor em Administração pela
Universidade de Brasília – UNB;
- Pós-graduado (especialização) em Gestão de
Materiais e Patrimônio;
- Idealizador do Laboratório de Inovações em
Compras Públicas (Lab-Comp), da Câmara dos Deputados, o primeiro do gênero na
América Latina;
- Gerente da área temática de Licitações
Sustentáveis, na Câmara dos Deputados;
- Colaborador junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela reestruturação do curso de Gestão de Materiais e Patrimônio oferecido por aquela Instituição.
10h30 às 12h - Tema: Os regime de execução da nova lei: quais são suas peculiaridades no momento da escolha e dos aditivos?
Palestrante: Cláudio Sarian (DF)
- Advogado e Engenheiro. Dirigente do TCU por 18 anos, tendo atuado como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos. Ocupou ainda a titularidade da Secretaria de Planejamento e Gestão, da 7ª Secretaria de Controle Externo e da Assessoria Parlamentar do TCU.
- Foi coordenador, no âmbito do
TCU, de grupos responsáveis pela elaboração de “Manual de Tomada e Prestação de
Contas Anuais”, “Manual de Tomada de Contas Especial”, e “Metodologia para
apuração de sobrepreço em obras públicas”.
- Atuou, por mais de dez anos,
no setor privado como engenheiro responsável pela execução, planejamento e
orçamento de prédios residenciais, shopping centers, obras industriais e rodoviárias.
- Professor de cursos na área
de obras públicas: “Licitação e Contratação”; “Gerenciamento de contratos”;
“Avaliação e Orçamento” e “Auditoria” e palestrante em diversos eventos
nacionais e internacionais relativos a temas ligados a obras públicas e a meio
ambiente.
- Autor dos livros: Obras Públicas: Licitação, Contratação, Fiscalização e utilização (editora fórum, 2016, 5ª edição); RDC e a contratação integrada na prática (editora fórum, 2014, 2ª edição); Governança Pública: o desafio do brasil (editora fórum, 2015, 2ª edição); Empresas Estatais – Governança, Compliance, Integridade e Contratações (Editora Fórum, 2019, 1ª edição).
12h às 12h30 – Debates e questionamentos dos participantes.
12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço no hotel Deville Prime
13h30 às 16h - Tema: O papel da Assessoria Jurídica e do Controle Interno nos processos de contratação: quais são os desafios e oportunidades?
Palestrante: Ronny Charles (DF)
-
Advogado da União. Já exerceu o cargo de Consultor Jurídico Adjunto na
Consultoria Jurídica da União perante o Ministério do Trabalho e Emprego e de
Coordenador Geral de Direito Administrativo na Consultoria Jurídica da União
perante o Ministério da Previdência Social.
-
Mestre em Direito Econômico. Pós-graduado em Direito tributário. Pós-graduado
em Ciências Jurídicas.
-
Coordenador da Comissão Permanente de Licitações da Consultoria Geral da União
(uniformização de entendimentos).
- Coordenador (junto com o Prof. Jacoby Fernandes) da pós-graduação em Licitações e contratos, da Faculdade Baiana de Direito.
-
Professor do Centro de Ensino Renato Saraiva (CERS).
-
Autor de diversos livros jurídicos, entre eles:
⇒ Leis de licitações públicas comentadas (9ª Edição.
Ed. JusPodivm);
⇒ Licitações públicas: Lei nº 8.666/93 (8ª Edição.
Coleção Leis para concursos públicos: Ed. Jus Podivm);
⇒ Direito Administrativo (Co-autoria. 8ª Edição. Ed.
Jus Podivm);
⇒ RDC: Regime Diferenciado de Contratações
(Co-autoria. Ed. Jus Podivm);
⇒ Terceiro Setor: entre a liberdade e o controle
(Ed. Jus Podivm);
⇒ Improbidade Administrativa (Co-autoria. 3ª edição.
Ed. Jus Podivm)
⇒ Licitações e contratos na Lei das estatais
(Co-autoria. Ed. Jus Podivm);
⇒ “Licitações Públicas: homenagem ao jurista Jorge
Ulysses Jacoby Fernandes”. (Coordenador). Editora Negócios Públicos. (2016).
-
Co-autor nas seguintes publicações coletivas:
⇒ “Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores
– Direito Administrativo” (Ed. Revista dos Tribunais, 2017).
⇒ “Advocacia de Estado: questões institucionais para
a construção de um Estado de Justiça. Estudos em homenagem a Diogo de
Figueiredo Moreira Neto e José Antonio Dias Toffoli”. (Ed. Fórum, 2009)
16h às 16h20 - Coffee-break
16h20 às 18h - Tema: Modalidades e critérios de julgamento: como aproveitar as novas oportunidades da Lei?
Palestrante: Dawison Barcelos (DF)
Advogado e Parecerista. Foi Pregoeiro do Tribunal de Contas da União por vários anos e atualmente integra a Consultoria Jurídica do órgão. Membro da Associação Portuguesa da Contratação Pública. Mestrando em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa. Especialista em Direito Público e em Contratos Administrativos pela Universidade de Coimbra. Professor e palestrante. Docente na Pós-Graduação em licitações e contratos da Faculdade Baiana de Direito. Autor e coautor de artigos e de livros como: Licitações e Contratos nas Empresas Estatais; Estatuto Jurídico das Estatais; Registro de Preços – Principais Julgamentos do TCU; e Coleção Teses Jurídicas dos Tribunais Superiores – Direito Administrativo. Idealizador do portal “O Licitante” onde publica periodicamente trabalhos relacionados a licitações e contratos.
18h às 18h30 – Debates e questionamentos dos participantes.
18h30 – Sorteio de livros entre os participantes
DIA 29 (QUINTA-FEIRA) - SETEMBRO – 2022 (OFICINAS)
8h às 12h30 - Oficina 01: Pregão na Lei nº 14.133/2021: o que há de novo?
Palestrante: Vitor Amorim (DF)
É
doutorando em Constituição, Direito e Estado pela Universidade de Brasília
(UnB), mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito
Público (IDP) e professor de pós-graduação do Instituto Legislativo Brasileiro
(ILB), do IDP e do Instituto Goiano de Direito (IGD). Analista Legislativo do
Senado Federal desde 2010, é Assessor Técnico da Diretoria-Geral e membro da
Comissão Permanente de Minutas-Padrão de Editais de Licitação (desde 2015). Por
mais de treze anos atuou como Pregoeiro no Tribunal de Justiça do Estado de
Goiás (2007-2010) e no Senado Federal (2013-2020). Foi Assessor Técnico da
Comissão Especial de Modernização da Lei de Licitações, constituída pelo Ato do
Presidente do Senado Federal nº 19/2013, responsável pela elaboração do PLS nº
559/2013 (2013-2016), que deu origem à Lei nº 14.133/2021. Com o advento da
Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, por indicação do Presidente
do Congresso Nacional, é nomeado membro do Comitê Gestor da Rede Nacional de
Contratações Públicas, responsável pela gestão do Portal Nacional de
Contratações Públicas (PNCP). Para fins de aplicação da Lei nº 14.133/2021, foi
designado como Coordenador do Comitê de Acompanhamento de Implementação da Nova
Lei de Licitações no Senado Federal, criado pelo ADG nº 9/2021. É, ainda,
membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA) e advogado
atuante em Direito Administrativo Concorrencial.
8h às 12h30 - Oficina 02: Governança das contratações e gestão por competências: como implementar?
Palestrante: Paulo Alves (DF)
Servidor de carreira do Superior Tribunal de
Justiça, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do
Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito
Administrativo Contemporâneo,Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science
in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University
– Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e
Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF.
Instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e
Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições
privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras
– AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de
Administração Pública – ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da
Escola Superior do Ministério Público – ESUMP, do Centro de Formação e
Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR, da Escola Paulista de
Magistratura – EPM e do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance
Público – IGCP. Professor de pós-graduação da Faculdade Amadeus, da Faculdade
CERS e da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador do Comitê de Governança das
Contratações da Rede Governança Brasil – RGB.
Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV.
Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil.
12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço no hotel Deville Prime
13h30 às 18h - Oficina 03: Os impactos da nova lei no Sistema de Registro de Preços.
Palestrante: Paulo Reis (PA)
Advogado e engenheiro civil, com mais de 48 anos de atuação na administração pública, onde exerceu, entre outros, os cargos de Diretor Geral de Tribunal Eleitoral, Assessor Especial da Presidência do Tribunal de Justiça, Diretor de Departamento de Engenharia, Assessor Jurídico, Coordenador de Controle Interno, Presidente de Comissão de Licitação e Pregoeiro. É autor dos livros Obras Públicas - Manual de Planejamento, Licitação e Gestão do Controle, Sistema de Registro de Preços - Uma forma inteligente de contratar, e Contratos da Administração Pública, todos da Editora Fórum.
13h30 às 18h - Oficina 04: Estudos de viabilidade, anteprojeto e projeto básico: quais as características e relevância de cada documento técnico?
Palestrante: Paulo Alves (DF)
Servidor de carreira do Superior Tribunal de Justiça, titular da unidade de Auditoria Operacional e de Governança do Conselho da Justiça Federal. Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Administrativo Contemporâneo,Mestrando em Ciências Jurídicas (Master of Science in Legal Studies) com concentração em Riscos e Compliance pela Ambra University – Florida/EUA. Extensões em Auditoria Governamental, Gestão de Riscos e Auditoria Baseada em Riscos pelo ISC/TCU e Tutoria e Docência pelo CEJ/CJF. Instrutor de capacitações em Gestão Pública, Governança, Gestão de Riscos e Auditoria Governamental. Professor de Direito Administrativo em instituições privadas de ensino. Professor convidado da Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, da Escola da Advocacia Geral da União – EAGU, da Escola Superior do Ministério Público – ESUMP, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados – CEFOR, da Escola Paulista de Magistratura – EPM e do Instituto Latino-americano de Governança e Compliance Público – IGCP. Professor de pós-graduação da Faculdade Amadeus, da Faculdade CERS e da Faculdade Baiana de Direito. Coordenador do Comitê de Governança das Contratações da Rede Governança Brasil – RGB. Membro-fundador da Associação Latino-americana de Governança – ALAGOV. Experiência de uma década realizando auditorias por todo o Brasil.
DIA 30 (SEXTA-FEIRA) – SETEMBRO – 2022
8h às 12h - Tema: Fiscalização de contratos: como acompanhar adequadamente a execução dos contratos?
Palestrante: Gabriela Pércio (SC)
Advogada e consultora em Licitações e Contratos
Administrativos. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do
Paraná. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito de
Curitiba – FDC-UNICURITIBA. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela
Universidade do Vale do Itajaí-SC. Consultora na Zênite Informação e
Consultoria S/A de 1998 a 2004. Servidora do Tribunal de Contas do Estado do
Paraná de 2004 a 2006. Diretora Técnica da Consultoria Negócios Públicos de
2007 a 2010. Autora do livro “Contratos Administrativos – Manual para Gestores
e Fiscais”, Ed. Juruá, Curitiba, 2015. Autora de diversos artigos sobre o tema
Licitações e Contratos, publicados em revistas especializadas. Instrutora, desde
2004, de cursos, treinamentos e seminários na área de Licitações e Contratos.
Diretora de Expansão de Negócios no Grupo Negócios Públicos e coordenadora
técnica do ContratosGov.
12h às 12h30 – Debates e questionamentos dos participantes
12h30 às 13h30 – Intervalo para almoço no hotel Deville Prime
13h30 às 16h – Tema: Responsabilidade dos profissionais que conduzem as contratações públicas e aplicação de sanções: quais as responsabilidades de cada um?
Palestrante: Odilon Cavallari (DF)

- Doutorando em Direito pelo UniCEUB. Mestre em
Direito Constitucional pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público,
pós-graduado em Administração Financeira pela FGV – Fundação Getúlio Vargas,
bacharel em Direito pelo UniCEUB e em Administração de Empresas pela UnB.
Advogado e Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União
desde 1993, quando ingressou após aprovação em concurso público.
- Desde 1996 têm exercido diversas funções de
destaque no TCU como Assessor de Ministro, Secretário da 5ª Secretaria de
Controle Externo, Secretário da Secretaria de Recursos - unidade responsável
pela análise de todos os recursos interpostos contra as decisões do TCU -,
Consultor Jurídico do TCU, por duas vezes, com atuação junto ao Supremo
Tribunal Federal, inclusive por meio de sustentação oral, e Secretário da Secretaria
das Sessões. Atualmente, é Assessor de Ministro do TCU.
- Há mais de 15 anos ministra cursos e palestras
sobre temas relacionados ao controle das finanças públicas, tais como
responsabilização e processo perante os tribunais de contas e licitações e
contratos. Palestrante e professor de cursos na área do Direito Constitucional,
Administrativo, Financeiro e Controle Externo, ministrados no TCU, no Instituto
dos Magistrados do Distrito Federal – IMAG -, e em cursos de pós-graduação da
Fundação Getúlio Vargas - FGV, do Instituto Brasiliense de Direito Público –
IDP, e da Universidade de Brasília - UnB, e também em diversas instituições,
tanto públicas quanto privadas, em todo o Brasil.
- É ainda co-autor do livro “Política pública e
controle: um diálogo interdisciplinar em face da Lei n. 13.655/2018, que
alterou a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro” e de diversos
artigos publicados em revistas especializadas e de capítulos de livros.
16h às 16h20 - Coffee-break
16h20 às 18h - Tema: Lei nº 14.133/2021 - Pontos polêmicos e perspectivas.
Palestrante: Ministro Benjamin Zymler (DF)
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) desde
2001, onde ingressou no cargo de Ministro-Substituto em 1998, por meio de
concurso público de provas e títulos. Ocupou o cargo de Presidente da Corte de
Contas, no Biênio 2011/2012. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de
Brasília – UnB, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito
Constitucional. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de
Engenharia – IME e em Direito pela Universidade de Brasília – UnB. Ministrou
cursos e palestras em diversos institutos, tais como Escola da Magistratura do
Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho e Escola
Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Professor do
Centro Universitário de Brasília – UniCeub. É autor das obras “Direito
Administrativo e Controle”, “O Controle Externo das Concessões de Serviços
Públicos e das Parcerias Público-Privadas”, “Direito Administrativo”, “Política
& Direito: uma visão autopoiética”, “Processo Administrativo no Tribunal de
Contas da União” e “Regime Diferenciado de Contratação–RDC”, “Lei Anticorrupção
- Lei n º 12.846 /2013 - Uma Visão do Controle Externo”.
Debate: 18h às 18h30 – Debates e questionamentos dos participantes.
18h30 – Encerramento e sorteio de livros
V- CIDADE/DATA/HORÁRIO/CARGA HORÁRIA
- Salvador/BA
• Data: 28, 29 e 30 de setembro de 2022.
• Horário: Das 8h às 18h.
• Carga horária: 30 horas/aula.
• Almoço no hotel Deville: das 12h30 às 13h30.
• Coffee-break: das 16h às 16h20.
VI - LOCAL DO EVENTO
• Hotel Deville Prime Salvador - Rua Passárgada, s/n - Itapuã, Salvador – BA
VII - INVESTIMENTO
Valores:
- 1º Lote: R$ 3.700,00. (Inscrições, pagamentos e/ou empenhos realizados e encaminhados até 31 de agosto de 2022).
- 2º Lote: R$ 4.350,00 (Inscrições realizadas e/ou comprovantes de pagamentos/empenhos encaminhados a partir de 1º de setembro de 2022).
Incluso:
- 1 (um) Café de boas vindas;
- 3 (três) almoços, com bebida não alcoólica e
sobremesa;
- 3 (três) coffee-breaks;
- Material de apoio (materiais da apresentação,
pasta, bloco e caneta);
- Participação de sorteios de livros dos
palestrantes;
- Certificado de participação, para aqueles que
cumprirem o mínimo de 85% da carga horária total
VIII - DADOS PARA PAGAMENTO/EMPENHO
- YANNE CURSOS LTDA ME
- CNPJ: 19.033.824/0001-96
- BANCO: 001 - BANCO DO BRASIL
- Agência: 3005-8
- C/C: 59.682-5
- PIX: 19.033.824/0001-96
IX - CONTATO
- (62) 3311-3545 // (62) 3976-2240
- (62) 98256-7617 (TIM) - WhatsApp
- (62) 99634-1879 (VIVO)
Disciplina | Descrição | Professores | Aulas |
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