
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. (EAD/AO VIVO - INÍCIO: 15 DE MARÇO DE 2021).
Adicionar ao carrinhoProfessor
Nailton Cazumbá
Objetivo
- Contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho funcional e operacional por parte dos responsáveis pela gestão e controles de organizações da sociedade civil.
- Apresentar conceitos, princípios e normas legais relativas ao Terceiro Setor.
- Capacitar a equipe técnica visando a boa gestão de recursos, principalmente aqueles oriundos de terceiros, que ensejarão a consequente apresentação de prestação de contas.
APRESENTAÇÃO
- Devido ao crescimento das entidades sem fins lucrativas, denominadas de Organizações do Terceiro Setor ou Organizações da Sociedade Civil - OSC, inclusive Organizações da Sociedade Civil e Interesse Público - OSCIP, e à extensão e importância das suas atividades, torna-se necessário que sejam direcionados esforços para uma eficiente organização administrativa, jurídica, contábil e tributária.
- Como em qualquer organização, os dirigentes e demais membros que compõem os órgãos consultivos, operacionais e fiscalizadores das OSC, necessitam estar atualizados e capacitados para desempenhar suas funções, buscando alcançar a sustentabilidade, a transparência, o controle, a economicidade, a eficiência e a eficácia, que permitirão a capacitação de recursos, a sobrevivência, e o crescimento dessas entidades.
- Além de importante, essa capacitação é oportuna, uma vez que a gestão de entidades sem fins lucrativos frequentemente recebe nova regulamentação, por meio de Leis, Decretos, Portarias, e Instruções Normativas oriundas das três esferas da administração pública.
- O curso visa apresentar informações técnicas e legais com o objetivo de sistematizar procedimentos, e capacitar os membros da equipe gestora e operacional das entidades, auxiliando-lhes a realizar, de forma correta e em obediência à legislação vigente, todos os passos em busca de uma boa gestão, tanto de recursos próprios, quanto daqueles recebidos de terceiros.
- Este curso será realizado na modalidade EaD (Ensino à Distância). O treinamento será ao vivo, com acesso através da plataforma ZOOM. Teremos aulas expositivas, apostila em arquivo digital e material complementar disponível para download.
- O aluno poderá assistir às aulas através do computador, celular ou tablet. E poderá interagir com o professor através do chat ou participação ao vivo.
- O certificado estará disponível após a conclusão mínima de 80% do conteúdo.
- A gravação do curso não será disponibilizada para download, mas estará disponível o acesso para os participantes no período de 16/03 a 11/04/2021.
PÚBLICO ALVO
Gestores, Conselheiros, Colaboradores, e equipe técnica de OSCIP, OSC, OS, profissionais contábeis, e demais membros responsáveis pela gestão, controle, e prestação de contas de recursos administrados por entidades sem fins lucrativos, incluindo servidores da Administração Pública federal, Estadual e Municipal.
DATA/HORÁRIO/CARGA HORÁRIA
- Início em: 15 de março 2021 | EAD/AO VIVO.
- Videoaulas gravadas e disponíveis de 16 de março a 11 de abril de 2021.
- Carga horária: 24h/aula
- Transmissões ao vivo nos dias 15 a 18 e 22 a 25 de março de 2021. (das 19h às 22h)
- Inscrições e pagamentos até 10 de março de 2021, por meio do site: www.yannecursos.com.br
INVESTIMENTO
- Opção (1) - R$ 450,00 - Inscrições e pagamentos, até 26/02/2021, podendo ser parcelado por meio do cartão de crédito ou boleto bancário.
- Opção (2) - R$ 550,00 - Inscrições e pagamentos, a partir de 27/02/2021, podendo ser parcelado por meio do cartão de crédito ou boleto bancário.
Obs.: Visando garantir a qualidade do curso, as turmas são limitadas a 60 alunos e a confirmação da inscrição ocorrerá mediante o cadastramento em nosso site e a efetivação do pagamento. Garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta. Se você, dentro do período de 2 (dois) dias efetivos de curso não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro.
Pagamento por meio de TED/DOC:
- YANNE CURSOS LTDA ME
- CNPJ: 19.033.824/0001-96
- BANCO: 756 - BANCO COOPERATIVO DO BRASIL
- AGÊNCIA: 3300-6 // CONTA CORRENTE: 2544-5
Ou Efetue o pagamento por meio do link do Pagseguro:
Conteúdo programático
1. Constituição, Manutenção e Gestão Administrativa de OSCs
1.1 - Entendendo o Terceiro Setor
1.2 - Denominações, Titulações, Certificações e Qualificações
1.3 - Estatuto Social - o que deve constar para atender à legislação vigente
1.4 - Manutenção de entidades – obrigações legais e estatutárias
1.5 - Responsabilidade dos Administradores
1.6 - Papel do Conselho Fiscal
1.7 - Planejamento, Controle e Transparência
2. Gestão Tributária e Fiscal
2.2 - Isenções Tributárias
2.3 - Retenções de Tributos na Fonte (IR, PIS/COFINS/CSLL, ISS e INSS)
2.4 - Obrigações Fiscais e Assessórias
2.5 - Guias de Recolhimento e prazos
3. Gestão Trabalhista
3.1 - Relação de Trabalho x Relação de Empego
3.2 - Empregados x Prestadores de Serviço
3.3 - Serviços Voluntários e Remuneração de Dirigentes
3.4 - Obrigações Trabalhistas, Sociais e Fiscais
3.5 - Obrigações Acessórias
3.6 - Folhas de Pagamento (CLT, Autônomos, cálculo de tributos e obrigações sociais)
3.7 - Guias de Recolhimento e prazos
4. Gestão Contábil
4.1 - Contabilidade das Organizações do Terceiro Setor
4.2 - Contabilização de eventos econômicos no terceiro setor
4.3 - Contabilização de doações, parcerias, gratuidades e serviços voluntários
4.4 - Plano de Contas
4.5 - Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas
4.6 - A importância da Contabilidade para as Organizações do Terceiro Setor
5. Captação de Recursos e Leis de Incentivo
5.1 - Sustentabilidade e Fontes de Financiamento
5.2 - Atividades próprias x atividades tributáveis
5.3 - Atividades econômicas x Doações x Recursos Públicos
5.4 - Diversificação de fontes de recursos
5.5 - Leis de Incentivo Fiscal (Cultura, Esporte, PRONON e PRONAS/PCD, Criança e Adolescente, e Idoso)
5.6 - Novas possibilidades de captação de recursos
6. Parcerias com a Administração Pública
6.1 - Tipos de parceria e legislação
6.2 - Lei 13.019/14 – MROSC
6.3 - Seleção
6.4 - Celebração
6.5 - Execução
6.6 - Prestação de Contas
INSTRUTOR
Nailton Cazumbá (BA)
- Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria.
- Coordenador da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor - do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC-BA.
- Consultor em análise de prestação de contas em órgãos da administração pública.
- Consultor financeiro, contábil, em gestão de convênios e prestações de contas, Controller e Contador de entidades sem fins lucrativos.
- Consultor na área de gestão de convênios para órgãos da administração pública e entidades privadas sem fins lucrativos.
- Professor convidado em Cursos de Pós-Graduação.
- Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento.
- Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do MROSC Bahia.
- Colunista sobre Gestão no Terceiro Setor no Portal Nossa Causa - http://nossacausa.com/author/nailton/
- Colunista e instrutor de Cursos na Escola Aberta do Terceiro Setor – http://escolaaberta3setor.org.br/author/nailton-cazumba/
- Colunista sobre Gestão Contábil e Captação de Recursos na Captamos - http://captamos.org.br/news/articles
CONTATO
- Telefone: (62) 3311-3545
- WhatsApp: (62) 98256-7617 // (62) 98246-5060 (TIM)
- Celular: (62) 99634-1879 (VIVO)
Disciplina | Descrição | Professor | Aulas |
---|---|---|---|
Nenhuma disciplina cadastrada |